Sobre

Cirurgia refrativa é o campo da oftalmologia que lida com a correção do grau do olho de forma cirúrgica, para reduzir ou eliminar a necessidade de óculos. A cirurgia atua na correção da curvatura da córnea, corrigindo a miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo.

Quais são os tipos de cirurgias refrativas?

Há uma grande diversidade de técnicas disponíveis atualmente. As mais comuns são a PRK e LASIK que são feitas utilizando um equipamento chamado Excimer Laser, um laser de radiação ultravioleta capaz de vaporizar fragmentos do tecido ocular (ablação).

Como é realizada a cirurgia PRK?

A cirurgia é minimamente invasiva e é realizada apenas com a utilização de colírio anestésico. Nessa técnica, o cirurgião remove a camada mais externa do olho (epitélio) e com o auxílio do Excimer Laser remodela o tecido da córnea, alterando assim sua curvatura. Como a camada superficial do olho é removida (epitélio), após a cirurgia o paciente utiliza uma lente de contato terapêutica por alguns dias para promover a cicatrização e aliviar o desconforto. 

Como é realizado a cirurgia LASIK?

Da mesma forma que no PRK, no LASIK o oftalmologista remodela a córnea, alterando sua curvatura com a utilização do Excimer Laser. No entanto, para ter acesso ao interior da córnea(estroma), neste caso o cirurgião abre uma “tampa” (flap) na camada mais superficial do olho (epitélio) e após o procedimento, essa tampa é “fechada”.

Diferença entre PRK e LASIK?

  • As técnicas produzem resultados iguais
  • LASIK tem uma recuperação mais rápida
  • PRK tem um custo consideravelmente menor
  • PRK pode ser utilizada em graus mais elevados

Como é feita a cirurgia para correção de miopia?

Nos pacientes com miopia, a córnea (lente natural do olho) possui um poder e refração maior que o necessário. Com isso, as imagens se formam antes da retina, produzindo uma visão desfocada. Neste caso, a cirurgia é realizada para reduzir a curvatura da córnea, deixando-a mais plana. Dessa forma, o poder de foco é reduzido, ajustando a formação da imagem na retina.

Nossos especialistas

Dr. Keiti Shirasu

Graduação em Medicina

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE


Residência em Oftalmologia

Universidade Estadual Paulista - UNESP


Especialista em Córnea, Ceratocone e Catarata

Banco de Olhos de Sorocaba - BOS


Experiência Clínica e Cirúrgica

8 anos / +1500 cirurgias

Compartilhe

Whatsapp