Sobre

Uma opacidade na cápsula junto a lente intraocular pode se formar nos primeiros anos após uma cirurgia de catarata e isto pode diminuir a visão do paciente. Esta opacificação ocorre em cerca de 30% dos olhos submetidos a cirurgia de catarata provocando perda de visão.


capsulotomia YAG Laser é um procedimento médico oftalmológico que visa tratar a opacificação da cápsula intraocular, fazendo uma “limpeza” da capsula posterior da lente intraocular com segurança, eficácia e sem dor.


Este tipo de laser é indicado para a limpeza destas opacidades, no intuito de se melhorar a visão.


Quando deve ser feita?

Apenas pacientes que já fizeram a cirurgia de catarata, mas voltaram a sentir a visão turva devem ser encaminhados para realizar a capsulotomia YAG laser.


Alguns meses ou mesmo anos após a cirurgia da catarata, a cápsula da lente pode tornar-se opaca. Em algumas pessoas, a opacidade pode tornar-se muito densa e causar diminuição de visão considerável, sendo que em alguns casos a perda de visão pode ser tão elevada como a que existia com a catarata original.



Vale lembrar que a opacidade não significa que a catarata voltou, e sim que ocorreu uma fibrose ou um crescimento epitelial local que removido com o procedimento de “limpeza da lente”, a capsulotomia YAG laser.


Como é feita?

A capsulotomia YAG-laser é um procedimento médico oftalmológico no qual é feita uma pequena abertura na cápsula posterior do cristalino, uma estrutura presente dentro do olho. O laser permite abrir a cápsula e através do orifício realizado de modo a restituir uma visão normal ao doente.



É uma técnica realizada sob anestesia tópica (gotas) em regime de ambulatório, leva apenas alguns minutos a ser executada e é indolor (ausência de dor) tanto durante como no pós-procedimento.


Preparo

Para a realização do procedimento a pupila deve ser dilatada, sendo necessário ter um acompanhante maior de 18 anos para auxílio na locomoção.


Pós-Procedimento

A capsulotomia é um procedimento realizado em ambulatório, podendo o paciente regressar a casa de imediato após a cirurgia. Porém o mesmo deve ter algumas precauções no pós-procedimento:

·        O paciente deve usar corretamente os colírios prescritos após o procedimento, como os anti-inflamatórios;

·        Realizar a avaliação da pressão no olho (pressão intra-ocular) conforme orientação médica;

·        Contactar a Clínica ou o médico caso sinta alterações em seu olho, como dor após o procedimento.

Contraindicação

É extremamente importante uma avaliação médica criteriosa da periferia da retina para se descartar a presença de descolamento, especialmente se a catarata for traumática ou complicada (pós-uveíte).

Compartilhe

Whatsapp