Sobre

A catarata é definida pela opacificação do cristalino. O cristalino é uma lente natural do olho que, como o nome diz, é cristalina e transparente. Depois dos 50 anos ou em casos específicos, essa lente vai deixando de ser transparente, comprometendo gradativamente a visão. Em casos muito avançados, pode até causar cegueira. O único tratamento eficaz é a cirurgia de catarata, que recupera de forma imediata a visão.

Como é realizada

A cirurgia consiste na remoção do cristalino opacificado e implante de uma lente intraocular (LIO) artificial no local. Para remover cristalino, é utilizado o Facoemulsificador, que quebra o cristalino através de energia ultrassônica e aspira os fragmentos para fora do olho. Em seguida é feita a colocação da lente intraocular (LIO) no local. Tudo isso é realizado em menos de 20 minutos através de micro incisões de 2 a 3 mm na córnea, que se fecham após a cirurgia, sem a necessidade de pontos.

Indicação

A cirurgia de catarata é indicada para os pacientes que foram diagnosticados com catarata por um oftalmologista especialista e que possuem algum comprometimento da visão em função disso.

Riscos

Embora a cirurgia de catarata seja bastante moderna e segura, possuindo alta previsibilidade e precisão, como em todas as cirurgias há riscos. Os riscos para esse caso são o traumatismo da íris, perda de vítreo, edema macular cistóide, ruptura da cápsula posterior, endoftalmite e astigmatismo induzido. 

Anestesia

O procedimento é feito sob anestesia local. Para alguns casos pode ser feito também uma leve sedação de forma a tranquilizar o paciente.

Pós-Operatório

Após a cirurgia, o paciente permanece na clínica por 30 minutos em recuperação pós-cirúrgica e em seguida já é liberado para ir para casa. Por se tratar de uma cirurgia pouco invasiva, o paciente precisa permanecer em repouso apenas no dia da cirurgia, evitando esforços. Caso não haja complicações, no dia seguinte já pode retornar as atividades normais. É importante também utilizar os colírios prescritos pelo médico, afim de propiciar uma recuperação efetiva. 

Resultados

O resultado após a cirurgia de catarata é extremamente rápido. Normalmente em 1 ou 2 dias o paciente já obtém a recuperação visual prevista, caso não haja intercorrências.

Quanto custa uma cirurgia de catarata?

O preço da cirurgia de catarata pode variar conforme a complexidade cirúrgica e a lente intraocular (LIO) utilizada.


O preço final pode ser determinado pelo Médico Oftalmologista Especialista em Catarata após avaliação na consulta. 

Mais informações

No Brasil, são realizadas mais de 400 mil cirurgias por ano. O nome técnico da cirurgia é Facectomia com lente intra-ocular com Facoemulsificação (TUSS 30306027) e é de cobertura obrigatória pelos planos de saúde. 

Cirurgia de Catarata com Lente Especial

A Lente Intraocular (LIO) implantada tem a função de substituir o cristalino natural. No entanto, atualmente há alguns modelos de lente que tem outra função: compensar o grau do olho. Ou seja, para as pessoas que tem grau e usam óculos, é possível utilizar uma Lente Intraocular (LIO) que compense esse grau, reduzindo ou até eliminando a necessidade de óculos. Clique aqui e saiba mais. 

Nossos especialistas

Dr. Keiti Shirasu

Graduação em Medicina

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE


Residência em Oftalmologia

Universidade Estadual Paulista - UNESP


Especialista em Córnea, Ceratocone e Catarata

Banco de Olhos de Sorocaba - BOS


Experiência Clínica e Cirúrgica

8 anos / +1500 cirurgias

Dr. Heric Sakamoto

Graduação em Medicina

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE


Residência em Oftalmologia

Hospital de Olhos de Londrina - HOFTALON


Subespecialização em Catarata e Retina (2018)

Hospital de Olhos de Londrina - HOFTALON


Experiência Clínica e Cirúrgica

3 anos 

Compartilhe

Whatsapp