Serviços / Exames

Vasectomia

Sobre

A vasectomia consiste na cirurgia para esterilização, um método contraceptivo, dos homens que optam por não ter mais filhos.


O procedimento cirúrgico interrompe o fluxo de espermatozoides produzidos nos testículos e que normalmente são lançados na ejaculação. Assim, o óvulo não pode ser fecundado e a gravidez será evitada.

Quando é feita?

A vasectomia é uma cirurgia recomendada para homens que não desejam ter mais filhos.


É uma técnica permanente e só deve ser realizada se o homem e sua parceira estiverem 100% confiantes que não desejam filhos no futuro.

Como é feita?

É realizado a partir de uma simples intervenção cirúrgica feita por um médico urologista, e dura aproximadamente 30 minutos.


Na vasectomia, o médico corta, no escroto, os canais deferentes que conduzem os espermatozoides dos testículos até o pênis. O procedimento é indolor, e realizado com anestesia local.

Preparo

A cirurgia é feita com anestesia local. Neste caso, não há necessidade de preparo especial ou jejum prolongado antes, um jejum leve de duas horas antes do procedimento é o suficiente.


O paciente deve se certificar de levar todos os seus exames para a clínica, evitar bebidas alcoólicas na véspera e informar ao médico todas as medicações em uso para que ele possa avaliar a necessidade de interrupção do uso por alguns dias antes da cirurgia, por exemplo o caso de medicamentos que interfiram na coagulação sanguínea.


Logo após a cirurgia o paciente não poderá dirigir automóveis, então é importante que tenha um acompanhante ao menos na saída da clínica no momento da alta.


Pós-cirurgia

Após a cirurgia, seu médico irá liberá-lo para retornar para sua casa. Porém são necessários alguns cuidados após a realização da cirurgia para evitar complicações. São eles:


·        Repouso por 48 horas;

·        Tomar corretamente todos os remédios prescritos pelo médico;

·        Lavar a incisão com água e sabão;

·        Manter a incisão seca e limpa;

·        Evitar atividades físicas, como academia, por 7 dias;

·        Evitar relações sexuais por 48h;

·        Manter os métodos anticoncepcionais até que um espermograma seja feito para certificar o sucesso da operação, conforme orientação médica;

·        Os pontos da cirurgia caem sozinhos após cerca de 10 dias, não sendo necessária sua retirada. Apenas aguarde que eles irão se soltar;

·        Ligue para a clínica ou seu médico em caso de dúvida;

·        Comparecer aos retornos agendados.

Contraindicação

Existem critérios para realização da vasectomia, que foram definidos e estabelecidos pela Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996 de Planejamento Familiar e que definem os homens que podem ser submetidos a vasectomia. 

Compartilhe

Whatsapp