Serviços / Exames

Reversão de Vasectomia

Sobre

A Reversão da vasectomia é a melhor maneira custo-efetivo de conseguir a gravidez após um vasectomia.


Embora a vasectomia seja considerada um procedimento definitivo por não necessitar de um novo procedimento no futuro para garantir o sucesso, a reversão da vasectomia é um ato tecnicamente viável e possível.


As taxas de sucesso são maiores quanto menor for o intervalo de tempo entre a vasectomia e a reversão.


Quando é feita?

A reversão está indicada para todos os homens que desejam a paternidade após terem feito a vasectomia.


O procedimento também é mais indicado para quem tem parceiras sem problemas de fertilidade.


Como é feita?

A cirurgia consiste na religação dos canais que conduzem os espermatozoides, os deferentes, que foram interrompidos por ocasião da vasectomia.


Por se tratar de uma microcirurgia minuciosa e delicada, a reversão necessita de um tempo cirúrgico maior que a vasectomia, geralmente de três a quatro horas.


O procedimento é feito com anestesia geral, mas se a cirurgia for feita pela manhã, no mesmo dia a tarde o homem já pode receber alta. 


Preparo

São pedidos exames pré-operatórios de rotina, como hemograma completo e além deles, é feito um espermograma, para verificar se não há mesmo espermatozoides no sêmen.



É necessário um acompanhante para auxiliar no pós operatório, já que o paciente deverá manter repouso absoluto por alguns dias.

Pós-cirurgia

Após a cirurgia, a alta costuma ser no mesmo dia ou no dia seguinte, mas a recuperação em casa demora cerca de 10 dias, com repouso absoluto nos 3 primeiros dias, evitando esforço e traumas no local.


Alguns medicamentos são indicados pelo médico, como analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos para evitar infecções e devem ser usados corretamente.


É importante que o homem evite a ejaculação e sexo por 45 dias, para que ocorra a cicatrização da sutura dos canais deferentes. Após esse período é feito um espermograma para avaliar a quantidade de espermatozoides no sêmen, além de sua motilidade e morfologia (ou seja, seu formato).

Contraindicação

Dificilmente a reversão é contraindicada. Mas pode ser desencorajada quando a vasectomia foi feita há mais de 14 anos ou a esposa está perto dos 40 anos, podendo ser melhor para o casal buscar diferentes alternativas para engravidar.

Compartilhe

Whatsapp