Serviços / Exames

Postectomia

Sobre

A postectomia, também conhecida como circuncisão é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada do prepúcio, o excesso de pele ou prega que reveste a parte de cima do pênis (glande).


Pode ser realizada em crianças ou em adultos. A indicação formal de cirurgia é para pacientes que tem fimose, que é a impossibilidade de puxar o prepúcio e mostrar a glande. Nesta situação, não se consegue lavar a glande, o que pode causar infecções. 


Em homens adultos, pode provocar, além do câncer de pênis, problemas no desempenho sexual. Nas crianças, é comum causar dor e inflamação. 

Quando deve ser feita?

Em adultos a dificuldade de exposição da glande pode estar associada a desconforto durante o ato sexual, inclusive com traumatismo local, bem como inflamações e infecções.


Em crianças a fimose pode causar dificuldade de micção (jato fino e doloroso), infecções urinárias e infecções locais.

Como é feita?

Trata-se de um procedimento simples, dura aproximadamente 30 minutos e pode ser realizado apenas com anestesia local.

Não é necessário internação hospitalar.


Através dessa técnica o tecido do prepúcio é removido e o cirurgião coloca pontos na região para que a recuperação seja mais rápida e para evitar infecções futuras.


A cirurgia dura aproximadamente 30 minutos e, por conseguinte, o paciente está liberado para voltar à para casa, devendo realizar as recomendações médicas corretamente.

Preparo

O paciente deve realizar todos os exames pré-operatórios quando solicitados. Comparecer no local da operação 30 minutos antes da intervenção cirúrgica. E deve se preparar conforme orientações médicas, como realizar tricotomia da área genital, se necessário.


Não há necessidade de jejum, mas o paciente deve levar um acompanhante no dia da cirurgia.

Pós-Cirurgia

O pós-operatório é muito tranquilo e dificilmente ocorrem complicações no período pós-operatório, como inchaço do pênis, infecções e hematomas.


A rotina de atividades do paciente pode voltar ao normal depois de sete dias. Por volta de 10 dias, os pontos já começam a cair espontaneamente e as relações sexuais podem ser retomadas depois de algumas semanas.


É muito importante realizar corretamente as orientações médicas a respeito do repouso e uso das medicações prescritas e comparecer ao retorno cirúrgico para avaliação e demais orientações.

Contraindicação

A postectomia não deve ser realizada com o intuito de diminuir a sensibilidade da glande em pacientes com queixas de ejaculação retrógrada, pois sabemos que esta patologia é mediada ao nível do sistema nervoso central e que procedimentos cirúrgicos locais em geral são desaconselhados.


É importante salientar que uma parte substancial de crianças que nascem com fimose, irá apresentar uma resolução espontânea (sem cirurgia) até os 3 a 4 anos de vida. Ainda neste grupo é possível a melhora com a utilização de medicações tópicas que favorecem o descolamento do prepúcio.

Compartilhe

Whatsapp