Serviços / Exames

Frenuloplastia

Sobre

A frenuloplastia peniana consiste em uma cirurgia plástica que remove cirurgicamente o frênulo quando este restringe demais o movimento realizado.


Em alguns homens esta pele (o frênulo) é curta demais, pode causar uma curvatura do pênis e provocar dor na altura da ereção.



O objetivo do procedimento é possibilitar a retração normal do prepúcio e reduzir o desconforto durante a ereção.

Quando é feita?

Um freio peniano muito curto pode restringir a retração normal do prepúcio, principalmente durante ereções ou simplesmente causar irritação devido ao fato de ficar muito esticado.


Uma vez que este problema não melhora sozinho ao longo do tempo, é aconselhado consultar um urologista para avaliar o prepúcio e a possibilidade de realização da cirurgia conhecida como frenuloplastia.

Como é feita?

A frenuloplastia trata-se de uma intervenção cirúrgica simples e rápida no pênis e que consiste no corte do freio que liga o prepúcio a glande, utilizando-se apenas de anestesia local. Normalmente, a técnica demora cerca de 30 minutos e o homem pode voltar a casa logo após a cirurgia.

Preparo

O paciente deve realizar todos os exames pré-operatórios quando solicitados. Comparecer no local da operação 30 minutos antes da intervenção cirúrgica. E deve se preparar conforme orientações médicas, como realizar tricotomia da área genital, se necessário.



Não há necessidade de jejum, mas o paciente deve levar um acompanhante no dia da cirurgia.

Pós-Cirurgia

Após a cirurgia, a cicatrização normalmente é rápida, sendo apenas recomendado evitar ter relações sexuais por algumas semanas e evitar entrar em piscinas durante o mesmo período, para não comprometer a cicatrização.


O paciente deve utilizar as medicações prescritas e realizar as orientações médicas corretamente.


O curativo deve ser retirado conforme a orientação médica, e durante o banho realizar a limpeza usando sabonete neutro.


Não há necessidade de retirar os pontos, já que cairão naturalmente, por si.


Durante a primeira semana após a operação, o paciente deve estar em repouso relativo, evitando caminhadas, carregar peso, correr ou fazer qualquer tipo de desporto, bem como conduzir automóveis, motos ou bicicletas.


Deve comparecer ao retorno cirúrgico para avaliação e demais orientações.

Contraindicação

Este problema pode muitas vezes ser confundido com a fimose, no entanto, na fimose, geralmente não é possível observar-se o freio completo. Um médico urologista poderá orientar qual será a melhor conduta para cada caso.


Em casos de infecção ou inflamação no frênulo, primeiramente deve-se remover a inflamação e, em seguida, preparar-se para uma operação para dissecar ou alongar o frenillo do pênis.

Compartilhe

Whatsapp